Na Era da Informação, as organizações brigam para se mostrar no mercado, brigam por espaço nas mídias, para destacar seus produtos e serviços (mesmo muitas vezes seus produtos/serviços não sendo um diferencial significativo), lutam para conquistar e fidelizar clientes, para agregar valor a marca etc.
O que muitas vezes essas organizações esquecem é de conquistar o seu próprio público interno, que representam seus funcionarios e stakeholders.
Muitas vezes o endomarketing é subestimado. Todas as estratégias citadas anteriormente e varias outras podem ser afetadas (positiva e negativamente) e se a organização não estiver ciente deste fato pode perder muito tempo,oportunidades e principalmente dinheiro "arrumando" ou investindo mais em ações não tão relevantes para o objetivo almejado.
O endomarketing na emporesa serve para 2 fatores pincipais:
_Motivação em suas ações:
_A empresa melhora sua imagem com o PI.
_Reduz a rotatividade.
_Retém bons funcionários.
_Atrai bons funcionários.
_Gera maior integração e cooperação entre Deptos.
_Melhora a produtividade pessoal.
E Comunicação Interna:
_Democratização da comunicação entre empresa e funcionário: processos, produtos, mercados, promoções, etc.
_Tornar mais eficiente as redes de comunicação: formal e informal na empresa.
Definições de Endomarketing:
_ “Endomarketing são ações de marketing para o público interno - FUNCIONÁRIOS - das empresas e organizações.”(BEKIN, Saul Faingaus.1995. Conversando sobre Endomarketing, S.P, Makron Books, P. 02).
_ “Endomarketing é dar valor e visibilidade à informação, em todos os níveis, para que os empregados tenham uma visão compartilhada da empresa, seus objetivos, processos e resultados.” (BRUM, Analisa de Medeiros.2003. Respirando Endomarketing, Editora L&PM, P. 48).
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